Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2016

EDP, EDT ou EDC?


Quando vamos comprar um perfume, sempre nos debatemos com aquela questão: este é EDP, este é EDT... Mas, o que estas siglas significam?

Calma, já vou explicar.

Os perfumes, como sabemos, são constituídos por uma mistura de água, álcool e óleos essenciais. As siglas EDP, EDT, EDC são maneiras informais de nos referirmos à quantidade de essências contida no perfume.

Desta forma, temos:


Parfum: concentração de 15% a 40% de óleos essenciais. Por ser muito concentrado e o aroma, portanto, mais forte, é mais raro.

Eua de Parfum (EDP): concentração de 10% a 20% de óleos essenciais. 

Eua de Toilett (EDT): concentração de 5% a 15% de óleos essenciais. 

Eua de Cologne (EDC): tipo mais suave de fragrância e, consequentemente (ms não é regra), menos duradoura na pele; concentração de 2% a 5% de óleos essenciais. 

Body Splash: concentração de 1% de óleos essenciais, e que necessitam ser reaplicados várias vezes ao dia.

Assim, podemos dizer que, quanto maior a quantidade de essências, maior a duração do perfume na pele. Os EDPs podem durar 8 horas na pele, ao passo que os EDTs podem chegar a 4 horas. Os EDCs têm menos durabilidade, variando de 2 a 4 horas. Em todo o caso, o bom é sempre experimentar o perfume na pele.

Os mesmos perfumes podem ter classificações diferentes, como, Dahlia Divin Givenchy EDT ou Dahlia Divin Givenchy EDP, sendo que, o que os difere é a concentração dos óleos essenciais, tornando o EDP mais intenso e com maior durabilidade na pele, e, igualmente, mais caro.

Beijinhos perfumados!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário